COMO ALUGAR UM IMÓVEL COM SEGURANÇA!

Índice

Só no ano de 2020 o Google relatou um aumento de 668% na busca pelo termo “Casas para alugar“. Esse crescimento vem de encontro com os dados levantados pelo Portal do Consumidor Moderno, segundo o portal 8 a cada 10 adultos da geração millenial (nascidos entre 1980 e 1994) preferem alugar um imóvel ao invés de comprá-lo.

A possibilidade de mudar de endereço, seja para outro bairro ou até mesmo para outra cidade, de maneira mais fácil e rápida é uma das vantagens do aluguel, e o transforma em uma tendência crescente no mercado imobiliário.

Alugar um imóvel, no entanto, requer atenção e cuidado, por isso listamos abaixo algumas dicas para te ajudar a alugar um imóvel com segurança.

A busca por imóveis para alugar cresceu muito desde 2020, as buscas pela categoria no Google aumentaram mais de 600% e a parcela das pessoas que mais buscam a modalidade vem dos millenials – Foto: Canva

DEFINA O TIPO DE IMÓVEL

Você deseja morar em um apartamento ou em uma casa? Quantos cômodos são ideais para você? Tem que ser perto do seu trabalho ou em uma região menos movimentada? Todas essas perguntas devem ser respondidas na hora de escolher um imóvel.

Definir o tipo de imóvel que você deseja te ajudará a encontrá-lo com mais rapidez e facilidade.

LEIA ATENTAMENTE O CONTRATO DE LOCAÇÃO DO IMÓVEL

A lei n° 8.245/1991 conhecida como Lei do Inquilinato regula a locação do imóvel urbano, conhecer os direitos assegurados pela lei é de extrema importância.

A lei não estabelece um prazo mínimo ou máximo de duração do contrato de locação, por isso é fundamental que o locador e locatário estabeleçam esse prazo e o coloque no contrato.

O contrato também deve deixar claro quais são os gastos que o locatário terá com o imóvel (aluguel, IPTU, condomínio e outras despesas como luz, água, gás), além de estabelecer a porcentagem dos reajustes anual dos valores e estabelecer o valor da multa de rescisão do contrato.

Ao assinar o contrato o locatário deve saber exatamente o que está sendo ofertado e todas as suas condições, para que não haja problemas futuros.

Leia com muita atenção toda as cláusulas do contrato de locação antes de assiná-lo para evitar ser surpreendido mais tarde – Foto: Canva

VISTORIA DO IMÓVEL

Antes de assinar o contrato de locação é essencial fazer uma vistoria detalhada no imóvel, apesar de a Lei do Inquilinato determinar que o imóvel precisa ser entregue em condições apropriadas de moradia, cabe ao locatário certificar-se que o imóvel encontra-se dentro dessas condições.

Com a vistoria é possível identificar possíveis problemas no imóvel, e prevenir que ao devolver a chave do imóvel quando o locatário decidir mudar-se, esses problemas não venham a ser cobrados.

ORGANIZE TODA A DOCUMENTAÇÃO

Como qualquer outra transação imobiliária, ao alugar um imóvel é necessário apresentar uma série de documentos, eles podem variar de acordo com a imobiliária, mas os principais são

  • RG
  • CPF
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • COMPROVANTE DE RENDA

Caso o locatário use um fiador como garantia locatícia, deverá ser apresentado também todos os documentos desse fiador.

CONTE COM A AJUDA DE UMA IMOBILIÁRIA

Para ter mais segurança no processo de locação de um imóvel, conte com a ajuda de uma imobiliária que além de te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você, também te orientará quanto a todos os processos que envolvem a locação de um imóvel.

A Imobiliária Dinardi conta com uma equipe preparada para te ajudar do começo ao fim do processo, temos os melhores imóveis para você.

FONTES:

https://blog.credpago.com.br/5-pontos-que-voce-precisa-saber-para-alugar-um-imovel-agora-mesmo/
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8245.htm