Ruas de Ribeirão Preto – Letra H

Índice

Hacibe Saad Salin; rua

Nasceu em Damasco, Síria, numa região devastada pelas guerras, no dia 20/6/1892. Filha de Georgio Saad e Maria Saad, casou-se com Fuad Salim e teve dois filhos, porém um deles morreu. Com o aumento das guerras nas regiões árabes, chegaram ao Brasil com uma filha. Fixou residência em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, SP, e teve mais três filhos. Em 1919, mudou-se para Ribeirão Preto e teve mais quatro filhos. Trabalhou no comércio junto com seu marido e deixaram casas e terrenos para os filhos.

Hamilton Luiz Schiavon; rua

Nasceu por volta de 1938. Casou-se com Neusa Basso Nobre Schiavon e teve cinco filhos. Dedicou sua vida à família e ao trabalho. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, em 1º/8/1985.

Haraldo Fernandes; rua

Nasceu dia 23/2/1928, em Ribeirão Preto, SP, filho de Herculano Fernandes e Margarida Triches Fernandes. Foi criador de gado leiteiro, fornecendo leite para a Coonai. Em área pertencente a sua família, foi projetado o loteamento “Jardim Herculano Fernandes”. Faleceu em Ribeirão Preto em 31/1/1988.

Haroldo Bataglia; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 23/6/1962, filho de Santo Bataglia e Tereza Garcia Bataglia. Trabalhou em empresas como Antarctica, Souza Cruz e Laticínios Mococa. Casou-se com Marília Andréia Marques Bataglia e teve dois filhos. Era membro da Sociedade Espírita “Amor Entre os Povos”. Faleceu, em 10/7/1998, em Ribeirão Preto.

Heitor Chiarello; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 29/3/1902, filho de Francisco Chiarello e Antônia L. Chiarello. Foi médico e diretor do Pronto Socorro Municipal de Ribeirão Preto, aposentando-se neste cargo.

Helder Câmara, Dom; rua

Nasceu em Fortaleza, CE, no dia 7/2/1909. Filho de João Câmara Filho e Adelaide Pessoa Câmara, destacou-se na luta pela justiça social, ordenando-se sacerdote aos 22 anos de idade. Em 1946, recebeu convite para assessorar o arcebispo do Rio de Janeiro e, em 1952, foi nomeado bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, fundando a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Durante o período da ditadura militar, foi um dos primeiros a denunciar no exterior a prática da tortura aos presos políticos. Isso fez dele um símbolo da resistência à ditadura. Por seu trabalho, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1972. Participou do movimento “Diretas Já” e, em 1985, aposentou-se, deixando mais de 500 comunidades de base organizadas. Faleceu no dia 27/8/1999.

Helena; travessa

Nome de origem grega que significa tocha reluzente. De acordo com a mitologia grega, é a famosa princesa filha de Zeus e mulher de Menelau. Por sua grande formosura, foi raptada pelo príncipe Páris, o que causou a Guerra de Tróia.

Helena Alves dos Santos; rua

Nasceu em Casa Branca, SP, no dia 28/12/1891. Casou-se com Manoel Alves dos Santos com quem constituiu numerosa família. Foi a responsável pela alfabetização de todos os filhos: Herculano (cirurgião-dentista); Marta (Madre Maria Francisca); Luiz, falecido aos cinco anos; Ophélia (professora); Oswaldo (Dom Aparício); Manoel; Olívia (advogada); Eurico (professor da faculdade de farmácia de Ribeirão Preto) e Mathilde (advogada). Faleceu no dia 20/1/1973.

Helena Dib Greggi; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 18/6/1918. Filha de Elias Dib e Catharina Jorge, imigrantes de Antiochia, Síria. Casou-se com Armando Greggi, em 1938, em Ribeirão Preto, e teve sete filhos.

Helena Garcia Leal; rua

Nasceu por volta de 1920. Casou-se com Jarson Garcia Leal, procurador do Estado, e teve dois filhos: Marcus José e Laís. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 18/8/1982.

Helena Salomão Elias; rua

Nasceu em Zarley, Síria, no dia 8/3/1899. Chegou ao Brasil, em 1908, residindo inicialmente em Sacramento, MG. Casou-se com Cecílio Elias Seba, em 1918, e, em 1924, chegou a Ribeirão Preto. Morou, desde o início, no bairro Campos Elíseos onde criou suas oito filhas. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no ano de 1978.

Helena Villela Mendes; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 7/7/1932, filha de Antônio Coelho Villela e Gracinha Rasteiro Nascimento. Foi professora do ensino primário em Ribeirão Preto, por mais de 30 anos. Trabalhou nas escolas: “Grupo Escolar Doutor Meira Júnior”, “Escola Mista de Emergência do Núcleo Colonial Guatapará” (para ensinar filhos de imigrantes japoneses), “Parque Infantil da Vila Tibério”, Escola Municipal de 1º grau “Alfeu Luiz Gasparini”, entre outras. Conhecida como “Tia Leninha”, foi casada com Edgard Mendes e teve três filhos. Faleceu em Ribeirão Preto em 2/3/1994

Hélio Laurato (C. Laurentino); rua

Nasceu em Batatais, SP, em junho de 1920, filho de Humberto de Campos Laurato e Dora C. Laurato. Foi cantor, locutor, ator e animador sertanejo e de auditório, passando pela Rádio Tupi de São Paulo. Foi convidado pela Rádio Cultura de Ribeirão Preto para sua inauguração, onde também trabalhou e foi premiado como animador sertanejo. Casou-se com Dalgima Garcia Laurato com quem teve três filhos. Faleceu em 30/5/1970.

Hélio Pinto Cardoso; rua

Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 25/11/1919, filho de Joaquim Pinto Cardoso e Francelina da Silva Cardoso. Foi integrante do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea do I Exército no período da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Com o término da guerra, começou a trabalhar como caixeiro-viajante de uma empresa de tecidos do Rio de Janeiro e era o responsável pela região de Ribeirão Preto. Foi membro de órgãos como Arcesp (Associação Brasileira de Viajantes Pracistas e Representantes Comerciais), Corcesp (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo) e da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra de Ribeirão Preto. Casou-se com Nadir Resende Cardoso, com quem teve cinco filhos.

Hélio Smidt; praça

Nasceu em Porto Alegre, RS, no ano de 1925. Trabalhou na Varig, desde 1945, como auxiliar de escritório. Em 1946, foi subgerente em São Paulo e, em 1957, di-retor regional para o Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1961, tornou-se diretor de ad-ministração e controle de empresa e, em 1980, assumiu a presidência. Esteve dentro da empresa no período em que houve a substituição dos antigos Boeing por jatos mais modernos e econômicos. Casou-se e teve uma filha. Faleceu no ano de 1

Helvécio de Mendonça Henriques; rua

Nasceu em São João Nepomuceno, MG, no dia 9/6/1922. Chegou a Ribeirão Preto, em 1958, onde trabalhou na Real Aerovia como gerente, passando depois pela Vasp e atuou também como gerente regional da Varig. Tinha participação em instituições em prol da sociedade. Essa participação rendeu-lhe a Medalha do Centenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Casou-se com Alice Leite Henriques e teve dois filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 28/11/1987.

Henri Nestlé; rua

Nasceu em Vevey, Suíça, no dia 2/5/1843. Era químico em Frankfurt e fundador da Companhia Nestlé de Alimentos. Quando começou a produzir a Farinha Láctea, já previu o crescimento de sua empresa. Desde essa época, a Companhia de Henri passou por uma série de fusões e associações e, embora concentrada no campo da nutrição humana, diversificou-se, passando a atuar também, nos setores farmacêu-ticos, cosméticos, hoteleiro e de alimentos para animais domésticos. A empresa Nestlé tem filiais no mundo todo, inclusive no Brasil. Faleceu em 7/7/1890.

Henrique Belloube; rua

Foi ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e prestou serviços no desenvolvimento do bairro Vila Tibério, em Ribeirão Preto, SP. Deixou oito filhos.

Henrique Dumont; rua

Nasceu em Diamantina, MG, em 20/7/1832, filho de François Honoré Dumont e Eufrásia Honoré Dumont. Era pai de Alberto Santos Dumont, o inventor do balão “dirigível” e do aeroplano. Henrique Dumont formou-se em engenharia, em 1853, em Paris. Ao retornar ao Brasil, tornou-se engenheiro de obras públicas em Ouro Preto. Chegou a Ribeirão Preto em 1879, onde adquiriu terras e iniciou o plantio de café em larga escala. Recebeu o título de Primeiro Rei do Café. Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, no dia 30/8/1892.

Henrique Jorge J. Morgan; rua

Nasceu em Sertãozinho, SP, no dia 18/4/1919. Iniciou seus estudos no Grupo “Professor Anacleto”, em Sertãozinho e, posteriormente, no internato do Colégio de Jaboticabal “Professor Arroubas”. Em 1933, mudou-se para Ribeirão Preto, onde concluiu curso preparatório para universidade no Ginásio do Estado. Em 1948, formou-se pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha e, depois de exercer a profissão por dois anos no Rio de Janeiro, trabalhou na Beneficência Portuguesa em Ribeirão Preto como diretor clínico. Casou-se com Maria Helena Prata e com ela teve três filhas. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 2/10/1979.

Henrique Sávio Paiva; rua

Nasceu em 8/3/1964, na cidade de Ribeirão Preto, SP, filho de Carlos Palocci Teixeira e Terezinha Paiva Teixeira. Faleceu em Ribeirão Preto, com 22 anos, em 4/6/1986.

Hercília Bueno Souza Junqueira; rua

Nasceu em Cristais Paulistas, SP, no dia 29/4/1924. Filha de Alfredo Bueno de Souza e Amélia Custódio da Conceição, participou de movimentos sociais e foi be-nemérita da Igreja Matriz de Santo Antônio, Asilo Padre Euclides e Patronato Madre Mazzareto, além de ter participado da arrecadação de fundos para a construção do Ginásio Padroado. Casou-se com Joaquim Eduardo Junqueira e teve dois filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 30/9/1996.

Hercolina Verri Alonso; rua

Nasceu em Jardinópolis, SP, filha de Hércules Verri e Amália Prondano Verri. Dedicou-se ao magistério, passando pelos colégios Piracicabano, em Piracicaba, Metodista, em Ribeirão Preto, onde foi diretora, em Sertãozinho e no colégio Otoniel Motta, em Ribeirão Preto. Casou-se com Arlindo Alonso e teve dois filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP.

Herculano de Freitas; rua

Foi professor de direito em São Paulo, diretor da faculdade do Largo São Francisco, Secretário do Interior, deputado federal, líder da Câmara da União e ministro da Justiça. Esteve em Ribeirão Preto em 16/11/1889, onde instalou a 1ª Câmara sob o novo regime. Era amigo e correligionário do Coronel Joaquim da Cunha Diniz Junqueira (Quinzinho da Cunha).

Hermelinda Henriques Sandrin; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 6/10/1928, filha de Antônio Santos Henriques e Gracinha Gonçalves Henriques. Foi uma das fundadoras da Casa da Amizade, do Rotary Clube Oeste de Ribeirão Preto desde 1977. Foi proprietária da Relojoaria Sandrin. Casou-se com Waldomiro Sandrin e com ele teve três filhos. Faleceu na sua cidade natal em 23/12/1994

Hermelindo Del Rosso; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, dia 31/3/1922. Filho de Lourenço Del Rosso e Marieta Del Rosso, trabalhou no comércio e casou-se com Leonor da Silva Del Rosso com quem teve o filho José. Faleceu dia 10/3/1989.

Hermes, Marechal; rua

Nasceu em São Gabriel, RS, em 12/5/1855. Filho de Hermes Ernesto da Fonseca e Rita Rodrigues Barbosa da Fonseca e sobrinho do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil. Ingressou na escola militar, em 1871, e foi um dos fundadores do clube republicano do círculo militar. Participou da Revolta Republicana com seu tio Marechal Deodoro da Fonseca. Fundou a Escola dos Sargen-tos. Em 1905, tornou-se general-de-divisão e, em 1906, marechal. Em 15/11/1910, assumiu a presidência da República. Foi ainda eleito senador pelo Partido Re-publicano Conservador do Rio Grande do Sul, mas não assumiu. Em 1922, envolveu-se na revolta do Forte de Copacabana, sendo preso por seis meses. Ao sair, mudou-se para Petrópolis, RJ, onde faleceu no dia 9/9/1923.

Hermindo Moraes; rua

Nasceu em 4/11/1923, em Ribeirão Preto, SP, filho de Antônio Augusto Moraes e Maria Luíza Moraes. Foi esportista do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, pedreiro e sócio do Ipanema Clube. Casou-se com Anara Chiareti e teve 4 filhos. Faleceu em 28/10/1990, em Ribeirão Preto, SP.

Hermínia Gugliano; rua

Nasceu em Amparo, SP, no dia 18/10/1904, filha de João Gugliano e Ursulina Gugliano. Trabalhou como professora, lecionando his-tória no Ginásio Estadual “Otoniel Mota”, no Colégio Santa Úrsula, na Instituição Metodista e na Instituição Universitária Moura Lacerda. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 18/2/1964.

Hermínio Felix Bonfim; rua

Foi funcionário municipal e exerceu também o cargo de subprefeito de Guatapará (Distrito de Ribeirão Preto, SP), sendo responsável pela sua urbanização. Aposen-tou-se no cargo de fiscal. Casou-se com Tailde e teve 4 filhos.

Hermínio Moraes; rua

Nasceu em 4/11/1923, em Ribeirão Preto, SP, filho de Antônio Augusto Moraes e Maria Luiza Moraes. Casou-se com Anara Chiareti com quem teve os filhos: For-mosindo, Eugênio, Arlete, Izilda e Eliana. Era pedreiro autônomo e, como esportista, pertenceu ao Botafogo F.C. e foi sócio do Ipananema Clube. Faleceu em Ribeirão Preto em 28/10/1990.

Hermínio Morandini; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 6/8/1888, filho de José e Ana Morandini. Foi enfermeiro durante 37 anos, trabalhando na Santa Casa de Misericórdia e voluntário durante os períodos de epidemias de febre amarela, gripe espanhola e de meningite. Também prestou serviços ao Pronto Socorro Municipal. Foi Presidente do Itália Fu-tebol Clube, Sociedade Beneficente Cruz de Savola, Sócio Benemérito da Sociedade de Mútuo Socorro e subdelegado da Delegacia de Polícia dos Campos Elíseos. Residiu, durante anos, na rua Saldanha Marinho, onde atendeu voluntariamente inúmeras pessoas para curativos nos olhos (tracoma). Realizou muitos trabalhos voluntários, entre os quais, o de leiloeiro oficial nas quermesses da Igreja Santo Antônio dos Pobres. Foi casado com Julia Poggi com quem teve cinco filhos: Helena, Carlos, Oreste, José e Hermínio Filho. Faleceu em Ribeirão Preto em 22/10/1941.

Hermínio Zaccaro; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 20/4/1906, sendo um dos primeiros alfaiates do município. Pai de Luiz Zaccaro Netto, Carmem Filomena Zaccaro e Flora Elir Zaccaro. Faleceu em Ribeirão Preto em 23/5/1988

Heron Domingues; rua

Nasceu em São Gabriel, RS, no dia 4/6/1924. Formou-se em jornalismo, no ano de 1941. Em 1948, fundou os jornais falados da Rádio Nacional. Em 1954, partiu para o telejornalismo e, em 1972, passou para a Rede Globo de Televisão para apresentar o Telejornal Internacional. Com grande destaque na mídia, ficou conhecido no perío-do da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pela sua inconfundível voz ao apre-sentar o programa “O Seu Repórter Esso”, na Rádio Nacional. Também foi professor de comunicações da PUC do Rio de Janeiro, RJ, onde faleceu em 9/8/1974.

Hervê Cordovil, Maestro; avenida

Nasceu em Viçosa, MG, no dia 3/2/1914. Filho de médico e de uma musicista amadora, foi criado no Rio de Janeiro. Estudou música desde pequeno e começou a tocar como pianista na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e na Orquestra de Romeu Silva. Como compositor, fez parcerias com diversos nomes, entre eles Noel Rosa e Lamartine Babo. Trabalhou na Rádio Record e participou do show comemo-rativo “30 anos do Baião”, realizado no Teatro Municipal de São Paulo. Faleceu em São Paulo, SP, em 16/7/1979.

Hilário; travessa

Palavra que significa engraçado. Referente ao hilo; hilar. Hilo: ponto onde uma víscera recebe seus vasos. Área da superfície da semente onde se prende o fenículo.

Hilário José Moreira; rua

Nasceu em 16/4/1907, no Minho Vianna do Castelo, Portugal. Filho de José Moreira e Delucena Barcelos Moreira, chegou a Ribeirão Preto, em julho de 1924 e trabalhou como viajante. Colaborou com o Lar Santa Rita e Pão dos Pobres. Foi também associado da SUV (Sociedade União dos Viajantes). Casou-se com Norma William Thomas Moreira e teve 2 filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, em 21/1/1984.

Hildebrando Tiraboschi; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, dia 16/3/1914, filho de Andio Tiraboschi e Ignes Tiraboschi. Casou-se com Ismeny Thomaz Tiraboschi com quem teve os filhos: Norma, José Luiz, Roberto e João Batista. Foi comerciante de autopeças por mais de 57 anos. Faleceu em Ribeirão Preto em 4/6/1994.

Hilson Lima; rua

Nasceu em 24/5/1922 em Ribeirão Preto, SP, filho de Josimo de Oliveira e Olívia Concenza Lima. Foi motorista da prefeitura por 27 anos e, antes de entrar no funcionalismo público, em 1949, trabalhou na Farmácia Almeida, nas Indústrias Innecchi e na C.M.T.C. (Companhia Municipal de Transportes Coletivos). Casou-se com Urany Maria da Silva Lima e teve 5 filhos. Faleceu em 1º/1/1977.

Hipólito José da Costa; rua

Nasceu em Colônia do Sacramento, Uruguai, em 13/8/1773, filho de Felix da Costa Furtado de Mendonça e Anna Josepha Pereira. Formou-se em filosofia pela Universidade de Coimbra em Portugal. De 1797 a 1800, residiu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Regressou a Lisboa em 1801 e ficou preso por três anos, por mo-tivos políticos. No Brasil, atuou como jornalista, maçom, diplomata e escreveu diver-sas obras sobre política, economia e história. Foi propagandista dos movimentos para a independência no Jornal Correio Brasiliense, além de ter sido um dos precur-sores do abolicionismo no Brasil. Antes de sua morte, foi encarregado da gestão dos negócios brasileiros em Londres. Em sua homenagem, comemora-se, no dia 10 de setembro, o Dia da Imprensa. Faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 11/9/1823.

Hoehne, Professor; rua

Nasceu em 1º/3/1882, em Juiz de Fora, MG. Descendente de alemães, foi um dos maiores botânicos do Brasil. Escreveu inúmeras obras, entre elas “Flora Brasílica”. Em 1907, Hoehne foi para o Rio de Janeiro, nomeado jardineiro-chefe do Museu Nacional. Dedicou-se ao trabalho público e às pesquisas científicas, principalmente em orquídeas. Em 1966, em sua homenagem, foi criado o Orquidário Hoehne, o primeiro orquidário público de Minas Gerais. Faleceu em 16/3/1959.

Holanda; rua

Homenagem ao país europeu que tem como capital Amsterdã.

Honório Ignácio da Costa; rua

Nasceu em São Simão, SP, em 4/7/1898. Filho de Joaquim Ignácio da Costa e Cândida de Jesus da Costa, foi funcionário público por muitos anos e passou pelos cargos de almoxarife, chefe de racionamento, oficial de gabinete, estatística, inspetor escolar e tesoureiro.

Horácio Arantes Silva, Vereador; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, em 10/9/1910. Filho de Gustavo José da Silva e Maria Leopoldina Arantes, foi vereador de 1948 a 1955. Trabalhou como marceneiro e fundou o sindicato da classe do qual foi presidente, ocupando também outros cargos. Fundou a Federação da Construção do Mobiliário do Estado de São Paulo, onde também sempre esteve à frente da administração. Ajudou a fundar vários outros sindicatos de diversas categorias na cidade, além de colaborar com algumas instituições de caráter social da cidade. Por isso chegou a ser homenageado com o Medalhão do Centenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Faleceu nesta cidade no dia 18/6/1986.

Horácio Martini; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, em 20/12/1918. Filho de Hugo Martini e Ângela Mora Martini. Trabalhou como cobrador no Clube Palestra Itália, prestou serviços ao Centro Médico de Ribeirão Preto, à Sociedade Socorros Mútuos e Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto. Casou-se com Odécia de Almeida Martini e teve 4 filhos. Faleceu em Ribeirão Preto em 2/8/1992.

Horácio Montenegro, Doutor; rua

Nasceu em São João da Bocaina, SP, em 1º/6/1904. Formou-se na Faculdade de Engenharia Mackenzie em São Paulo. Em 1932, foi contratado como engenheiro civil pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, da qual chegou a ser diretor- adjunto até sua aposentadoria. Foi o autor do projeto do pátio da “Nova Estação Ferroviária” de Ribeirão Preto. Casou-se com Maria Soares Montenegro e teve 4 filhos. Faleceu em 4/3/1963

Horácio Pessini; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 14/10/1917. Filho de José Pessini e Maria Felcora, foi funcionário público na Secretaria Estadual de Saúde de Ribeirão Preto e também vereador eleito, de 1960-1963, pelo PDC (Partido Democrata Cristão). Casou-se com Horminda C. G. Pessini e teve 2 filhos. Faleceu em Ribeirão Preto em 21/5/1994.

Hudson; rua

É um rio que corta o Estado de Nova Iorque, Estados Unidos. Nasce nas Montanhas Adirondack, no mesmo Estado, e deságua no oceano Atlântico. Seu curso se estende por 520 km.

Hugo Bellonzi Tornatore; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, dia 28/9/1963, filho de Tornatore e Hebe Maria Bellonzi Tornatore. Formado em direito, exerceu a função de investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo e, além disso, cursou dois anos de medicina. Casou-se com Ana Lucia de Freitas Tornatore, não deixando filhos. Faleceu, vítima da troca de tiros com assaltantes de uma agência bancária.

Hugo Carletti; rua

Nasceu em 17/1/1909, em Ribeirão Preto, SP, filho de Guido Carletti e Eugênia Corsi Carletti. Foi gerente do Theatro Pedro II. Participou da vida esportiva de Ribeirão Preto passando por algumas agremiações esportivas, dentre elas o Botafogo Futebol Clube, onde foi técnico do time juvenil e principal. Além disso, ajudou entidades filantrópicas, uma delas a Beneficência Portuguesa. Casou-se com Leonor Gutierrez Carletti, com quem teve sete filhos. Faleceu no dia 9/6/1980, na sua cidade natal

Hugo Forte, Douto; rua

Morou em Ribeirão Preto, entre 1924 e 1940. Como médico, pertenceu ao corpo clínico da Santa Casa e ao Serviço de Assistência à Infância. Foi esportista e animador no início do Clube de Regatas

Hugo Martini; rua

Nasceu em Mantova, Itália, em 30/8/1875. Transferiu-se para Ribeirão Preto, em 1888. Trabalhou como fundidor na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, na Comércio e Indústria Antônio Diederichsen e na firma irmãos Bianchi. Como autônomo, trabalhou em sua própria residência e, posteriormente, como industrial de tintas (Fábrica de Tintas Marie). Com sua fórmula de cera, graxa e tinta para calçados, recebeu um diploma de Técnico do Instituto Técnico do Rio de Janeiro. Foi sócio-fundador da Sociedade Dante Alighieri e da Sociedade Socorros Mútuos. Recebeu medalha e um diploma como o italiano mais velho residente da cidade de Ribeirão Preto pela Câmara Municipal durante os festejos do 1º Centenário da cidade em 1956. Casou-se com Ângela Mora Martini, tendo com ela nove filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 29/5/1961.

Humaitá; rua

Do tupi humaitá, que significa uma espécie de papagaio. É também uma cidade do Amazonas, uma cidade do Rio Grande do Sul, um rio do Estado do Acre, e uma fortaleza sobre o rio Paraguai, que fica ao sul de Assunção, Paraguai, tomada pelos brasileiros no dia 19/2/1868, durante a Guerra do Paraguai.

Humberto de Biase; rua

Nasceu em 12/12/1903, em Santa Cruz das Palmeiras, SP, filho de Bonifácio de Biase e Margarida Saba de Biase. Em sua cidade natal, trabalhou como político no governo de Armando Sales de Oliveira e, com seus irmãos, fundou o Asilo Dom Bosco. Trabalhou como contador no City Bank de São Paulo e, depois, transferiu-se para Ribeirão Preto como representante comercial do Moinho Minetti Gamba. Além disso, foi um dos sócios da União dos Viajantes e passou por cargos relevantes no conselho deliberativo. Casou-se com Wanda Melle de Biase e teve 2 filhos. Faleceu em 16/1/1973, em Ribeirão Preto, SP.

Humberto de Campos; rua

Nasceu em Miritiba, hoje chamada de Humberto de Campos, MA, em 25/10/1886. Filho de Joaquim Gomes de Faria Veras e Ana de Campos Veras, foi jornalista, político, crítico, cronista, contista, poeta, biógrafo e memorialista, considerado o mais popular escritor brasileiro de sua geração, mesmo sem estudos. Assinava seus contos e crônicas com pseudônimos e fez parte da Academia Brasileira de Letras. Humberto de Campos ficou doente e passou a lutar pelas causas dos menos favorecidos. Com isso, perdeu a amizade dos amigos poderosos. Submeteu-se a várias cirurgias, ficou cego e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, no dia 5/12/1934.

Humberto Bianchi; rua

Nasceu em 12/4/1904, em Batatais, SP, filho de Luiz Bianchi e Pasqualina Carrara Bianchi. Trabalhou desde jovem na Indústria de Calçados Cibele Ltda., Calçados Rossini Ltda. e, mais tarde, como profissional manual de sapatos. Também participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Casou-se com Adelaide Barreira de Bianchi e teve 4 filhos. Faleceu em 13/11/1964, em Ribeirão Preto, SP.

Humberto Felloni; rua

Nasceu em 4/9/1885, em Ferrara, Itália, filho de Antônio José Felloni e Laura Mezetti. Como pedreiro, trabalhou na construção dos prédios do antigo Hospital das Clínicas, do prédio dos Correios e Telégrafos, da Galeria da Seda, etc. Casou-se com Hermínia Bertoni Felloni e teve 6 filhos.

Humberto Rossini; rua

Nasceu em Rovigo, Itália, no dia 11/12/1885. Filho de Elias Rossini e Filomena Carregato, foi trabalhador na construção civil em Ribeirão Preto por muitos anos. Casou-se com Vírginia Baratti Rossini e teve dez filhos. Faleceu em 2/9/1960.