Ruas de Ribeirão Preto – Letra W

Índice

Wadyh Willian Cury; rua

(Wadyh Wesley Willian Roosevelt Cury) Nasceu na cidade de Torrinha, SP, no dia 16/2/1947, filho de David Cury e Lydia Bistaffa Cury. Mudou-se para Ribeirão em 1952. Cursou Administração de Empresas na Unaerp. Era doador de sangue da Colresan – Coleta Regional de Sangue da So-ciedade Beneficência Portuguesa. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 5/3/1972

Waldemar B. Pessoa, Doutor; Escolha ……………..

(Waldemar Barnsley Pessoa) Nasceu em São João da Boa Vista, SP, em 23/1/1897. Filho de Leonel Pessoa de Vanconcelos e Ana Barnsley Pessoa, exerceu a função de médico em Ribeirão Preto desde 1934; foi deputado federal pelo PSB em 1958 e suplente em 1962. Ganhou o título de Cidadão Ribeirão-pretano, de membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e outros mais. Foi vice-presidente da Associação Paulista de Medicina; presidente da Associação “Fundos de Pesquisas Médicas”; vice e presi-dente da Fundação Sinhá Junqueira; presidente do Educandário Coronel Quito Junqueira; presidente da maternidade Sinhá Junqueira; vice-presidente da Fundação “Biblioteca Cultural de Ribeirão Preto”; presidente do Hospital São Fran-cisco; conselheiro da Fundação Arnaldo Pinto; membro da Associação de Rádio e Imprensa; sócio benemérito da Escola para Cegos “Helen Keller”, e presidente ho-norário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Casou-se com Aracy Musa Pessoa, tendo com ela três filhos: João Paulo, Ana Amélia e Regina Helena. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, em 7/4/1980 .

Waldemar Bittar; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 4/3/1919, filho de João Bittar e Jamile Bittar. Foi funcionário da antiga Empresa de Transportes Prottri. Comerciante, foi um dos que fundaram a Casa Lafaiete, um dos antigos armazéns de Ribeirão. Foi diretor do Clube de Regatas. Solteiro, faleceu no dia 31/8/1982.

Waldemar da Costa Teixeira; rua

Nasceu em Cravinhos, SP, no dia 12/3/1914. Chegou a Ribeirão Preto ainda criança com os pais. Dedicou-se ao trabalho de corretor de imóveis. Casou-se com Filomena de Freitas Teixeira e teve quatro filhos: Maria do Rosário, Marlene de Freitas, Maria de Freitas e Marcílio de Freitas. Faleceu em Ribeirão Preto, SP.

Waldemar Joaquim Pavão; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 4/7/1934, filho de Quirino Joaquim Pavão e Maria Souza Pavão. Foi funcionário da Prefeitura Municipal de Ribeirão; comissionado no Daerp até 1975, retornou logo depois para a Prefeitura como fiscal tributário. Foi casado com Carmem Silvia Souza, tendo com ela dois filhos: Ubiratan e Ubiraci.

Waldemar Peixoto Pires; rua

Nasceu no dia 24/12/1925 no Sítio Santa Madalena, em Ribeirão Corrente, SP, filho de Aristides Peixoto Junqueira e de Maria Osório Junqueira. Trabalhou na lavoura até completar 23 anos, quando se mudou para São José da Boa Vista, SP, onde trabalhou como balconista na firma Casa Torres Ltda. Após seis anos na mesma firma, foi obrigado a mudar para Ribeirão para cuidar de seus sobrinhos, que estavam órfãos de mãe, e o pai encontrava-se preso, acusado de assassinar a esposa. Waldemar morou em Ribeirão por três anos, tempo necessário para toda a situação ser resolvida. Neste decorrer, trabalhou na loja Coteninga. Retornou para São José da Boa Vista e adquiriu um bar. Depois de muito trabalho, resolveu voltar para Ribeirão, onde também comprou um bar. Sofreu de uma doença que os médicos não identificaram. Encontrou na religião um conforto para a doença. Faleceu, no dia 16/12/1982, em Ribeirão Preto, SP.

Waldice Marcel; rua

(Waldice Spagnul) Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 26/4/1948. Ficou conhecido como Waldice Marcel por seu trabalho como radialista e educador. Era filho de Waldemar Spagnul e Alice Figueiredo Spagnul. Trabalhou na Rádio Cultura de Ribeirão Preto. Viajou para os Estados Unidos para concluir o curso de Coreografia e aprimorar seus conhecimentos da língua inglesa, dando-lhe condições de lecionar inglês. Passou a integrar o elenco da Rádio 79. Concluiu o curso universitário na Unaerp, formando-se em pedagogia. Foi diretor do Educandário “Coronel Quito Junqueira”. Casou-se com Cirene dos Santos Spagnul, tendo com ela três filhos: Yuri, Ludmila e Vanessa. Faleceu, no dia 21/3/1976, durante viagem ao Rio de Janeiro, RJ, quando tentava salvar uma jovem das águas do mar.

Waldocyr Ferreira; rua

Nasceu em Jaborandi, SP, no dia 15/11/1937. Mudou-se para Ribeirão Preto ainda criança. Ingressou na Guarda Civil, chegando ao posto de cabo. Depois da unifica-ção das corporações, passou a pertencer à esfera Militar. Casou-se com Elvira Ma-ria Malaco Ferreira, tendo com ela seis filhos: Silvia Amélia, Fernanda, Raul, Antônio Fernando, Rita de Cássia e Waldocyr Júnior.

Waldomiro Abade; rua

Foi um antigo morador do bairro dos Campos Elíseos. Colaborou com o poder Público Municipal diversas vezes e auxiliou no desenvolvimento comercial de seu bairro. Desapareceu de maneira trágica.

Waldomiro José Arantes; rua

Nasceu na cidade de Brodowski, SP, em 28/7/1906, filho de Francisco Arantes e Maria Rosa Arantes e sobrinho de Altino Arantes. Chegou a Ribeirão Preto no ano de 1914 e trabalhou como lavrador, contribuindo para a lavoura de café de Ribeirão Preto. Casou-se com Laura Costa Arantes, tendo com ela seis filhos: Claudomiro, Maria Aparecida, Carmem, Adalgiza, Doracy Marly e Doralice. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 1º/9/1971.

Waldomiro Machado; rua

Nasceu em Araraquara, SP. Era telegrafista da Companhia Mogiana quando co-meçou a Revolução de 1932. Foi um dos primeiros a se apresentar. Obteve diversas promoções, chegando a ocupar o cargo de primeiro-tenente do Exército Constitu-cionalista. Foi ferido por um estilhaço de granada e feito prisioneiro. Faleceu devido ao ferimento

Waldyr Castaldelli; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP no dia 21/10/1937, filho de Ristori Castaldelli e Deolinda Correa Castaldelli. Trabalhou na “Boehringer de Angeli Química – Farma-cêutica”. Associou-se ao Clube de Regatas, Sociedade Recreativa e de Esportes, Comercial Futebol Clube e Lions Clube Ipiranga de Ribeirão Preto. Casou-se com Maria Aparecida Mora Castaldelli e teve os filhos Kátia e Waldyr Júnior. Faleceu, em 2/2/1992, em Ribeirão Preto.

Walfredo Padovan, Professor Doutor; rua

Nasceu na cidade de Ribeirão Preto, SP, no dia 19/10/1941. Era filho de Paulo Padovan e Odete de Oliveira Padovan. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, em 1965. Foi instrutor do Departamento de Clínicas Médicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão; doutor em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão; professor assistente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina. Colaborou para a elaboração de alguns livros e recebeu prêmios por pesquisas realizadas.

Walmer Antônio Tamburus, Doutor; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 19/12/1944. Era filho de Waldemiro Tamburus e Maria Popoli Tamburus. Formou-se em medicina, exercendo as funções de Médico Tenente da Aeronáutica em Brasília, Distrito Federal.

Walt Disney; rua

– (Walter Elias Disney) Nasceu no dia 5/12/1901 na cidade de Chicago, EUA, filho de Elias Disney e Flora Disney. Foi criador de inúmeros personagens de desenho animado e um dos primeiros a transformar os desenhos em filmes, conseguindo, com isso, ao longo de sua carreira, 32 Oscars. Ele também foi o criador do parque temático que fica na Califórnia, chamado Disneylândia, em 1955. Existe ainda um outro parque chamado Disneyworld, na Flórida, construído em 1971, após a morte de Disney. Entre suas obras mais conhecidas estão Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões e o mais conhecido, Mickey Mouse. Faleceu, em 15/12/1966, em Los Angeles, EUA

Walter Aldo Ferlin; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 27/7/1919. Era filho de Paulo Ferlin e Maria Facioli Ferlin. Formou-se em contabilidade, mas exerceu a atividade de serralheiro com seu pai, depois tornando-se sócio da firma Irmãos Ferlin. Pertenceu à Loja Maçônica Estrela D’Oeste e ao Lar Anália Franco, ambos de Ribeirão. Casou-se com Amábile Beretta Ferlin e com ela teve os filhos Maria Helena e Walter Júnior. Faleceu em Ribeirão Preto em 27/8/1974.

Walter Belian, Doutor; avenida

Nasceu no dia 30/5/1891 na Alemanha. Era filho de Georg Belian e Ana Belian. Participou da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e depois veio para o Brasil. Trabalhou e colaborou com o Comendador Antônio Zerrener na direção de sua empresa. Esteve à frente da Fundação Antônio e Helena Zerrener; da Companhia Antarctica e da Escola Vocacional Getúlio Vargas. Em 11/8/1911, instalou em Ribeirão Preto a filial da Companhia Antarctica. Foi um dos grandes colaboradores da Prefeitura Municipal naquela época, fazendo doações para a construção de prédios, como o de Correios e Telégrafos, da abertura da Avenida Fábio Barreto, da fundação da Associação Recreativa e Cultural Antarctica, entre outros. Em 1960, recebeu o título de Cidadão Ribeirão-pretano. Faleceu em São Paulo, SP, no dia 24/3/1975.

Walter Dimas de Souza Nogueira; rua

Nasceu no dia 2/11/1937. Filho de Domiciano de Souza Nogueira e Maria de Souza Santos, chegou a Ribeirão Preto para cursar a Faculdade de Odontologia, onde se formou com mérito. Exerceu a profissão em seu consultório e no Sassom. Casou-se com Alice Alves de Souza Nogueira e teve três filhas: Cristiane, Eliane e Rosiane. Faleceu, no dia 26/10/1989, em Ribeirão Preto, SP.

Walter Lapria; rua

Nasceu em Batatais, SP, no dia 8/1/1935. Filho de Antônio Lapria e Luiza Dering Lapria, prestou diversos serviços à Câmara Municipal. Quando o senhor Costábile Romano era Prefeito Municipal, Walter confeccionou títulos de cidadão ribeirão-pretano a diversas personalidades. Na cidade de Batatais, logo após a construção da Igreja feita por seu pai, confeccionou em ouro a cruz da igreja e as inscrições em latim. Foi gerente da Relojoaria Lopes e prestou serviços à Casa Afonso e Daniel Scheze. Casou-se com Maria Ophélia dos Santos Lapria e teve seis filhos. Faleceu em Ribeirão Preto, SP.

Walter Polloni; rua

Nasceu por volta de 1922 e morou em Ribeirão Preto até seu falecimento. Casou-se com Elza Ambrósio Polloni e com ela teve três filhos: Reinaldo, Sérgio e Yara Jurema. Faleceu no dia 27/10/1984.

Walter Strambi; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 16/6/1924. Filho de José Strambi e Carolina Tiezzi Strambi, era proprietário da firma Jowal – Comérico de Produtos Alimentícios Ltda. e diretor do Botafogo Futebol Clube. Casou-se com Nilza de Oliveira Strambi e com ela teve as filhas Sônia Maria, Sílvia e Sandra Maria.

Walter Tardelli; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 21/9/1921, filho de Taciano Tardelli e Michelina B. Tardelli. Trabalhou na Casa Beschizza, onde se aposentou. Foi sócio do Botafogo Futebol Clube. Casou-se com Hilda Moretti Tardelli, tendo com ela três filhos: Paulo César, Vera Sônia e Eliana Aparecida. Faleceu em Ribeirão Preto.

Walter Velho, Doutor; rua

Nasceu em Itapira, SP, no dia 13/12/1913, filho de Arthur Velho e Virgínia Reis Velho. Formou-se pela Escola Superior de Agricultura de Piracicaba no ano de 1933, como engenheiro agrônomo. Foi professor substituto de Zootecnia na mesma escola até 1935, quando se transferiu para Sertãozinho. No governo de Fernando Costa, foi designado para organizar e dirigir a Escola Prática de Agricultura, do Ensino Agrícola – S.A. (hoje Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto). Trabalhou na Escola Prática de Agricultura até 1948, depois transferiu-se para Mogi Mirim e, logo após, para Piracicaba, onde faleceu, no dia 13/8/1950.

Wanderley de Oliveira; rua

Nasceu em São José do Rio Preto, SP, filho de Francisco de Oliveira Grande e Lyra Ramos de Oliveira. Fixou-se em Ribeirão Preto, SP, trabalhando na antiga Compa-nhia de Cigarros Sabrate e como motorista de táxi. Casou-se com Gilda Malerba de Oliveira e teve dois filhos: Luiz Antônio e Celso Wanderley.

Wanderley Taffo (Silis); avenida

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 26/4/1926, filho de Remo Taffo e Julia Ayres Taffo. Desde cedo demonstrou tendência para música e, aos 13 anos de idade, to-cou na Banda Italiana que existia em Ribeirão. Tocou no Jazz Progresso, transferin-do-se depois para o Jazz Band Bico Doce, sob a regência de Gildo Bereta. Tocou também na PRA-7 – Rádio Clube de Ribeirão Preto. Foi primeiro Clarinete na Or-questra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência do maestro Ignácio Stabile. Aos 17 anos, ingressou na Rádio Tupy de São Paulo, onde chegou ao cargo de chefe do conjunto por mais de 10 anos. Estudou piano e se profissionalizou como pianista. Trabalhou na TV Tupy em um programa de calouros com o animador Alfredo Barba. Voltou para Ribeirão Preto, onde novamente trabalhou na Orquestra Sinfônica e lecionou música no Educandário Coronel Quito Junqueira. Foi casado com Rosa Pardini e teve dois filhos: Wanderley e Fátima. Casou-se, pela segunda vez, com Célia Aparecida da Silva, com quem teve o filho Julio Ayres. Faleceu, em 15/7/1979, em Ribeirão Preto.

Washington Luiz; rua

(Washington Luiz Pereira de Souza) Nasceu no ano de 1870 em Macaé, RJ. Foi advogado e promotor público em Batatais. Fez grandes círculos de amizades e ligações políticas com Ribeirão Preto e região, o que muito lhe valeu na sua carreira, principalmente suas ligações com o Coronel Joaquim da Cunha Diniz Junqueira. Foi deputado estadual, secretário da justiça, prefeito de São Paulo, presidente do Estado e presidente da República, substituindo o Doutor Arthur Bernardes. Foi exilado em 1930, quando da Revolução chefiada por Getúlio Vargas, só regressando ao Brasil em 1947. Faleceu em São Paulo, SP, no ano de 1957.

Wenceslau Braz; rua

(Venceslau Brás Pereira Gomes) Nasceu na cidade de São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, MG, no dia 26/2/1868. Filho de Francisco Brás Pereira Gomes e Isabel Pereira dos Santos, formou-se em direito, sendo advogado e promotor público em Monte Santo, MG. Foi deputado estadual; secretário do Interior do Governo de Minas Gerais; deputado federal; governador de Minas Gerais, completando o mandato do falecido João Pinheiro; vice-presidente da República na chapa de Hermes da Fonseca e presidente da República de 1914-1918. Foi o único candidato à presidência da República, sendo seu governo marcado pelas tentativas de reconciliar o Partido Republicano com os mineiros e paulistas. Durante seu governo, foi feito o Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor no dia 1º/1/1916. Faleceu em Itajubá, MG, no dia 15/5/1966.

Willian Abduch; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 28/3/1925. Formou-se em Economia, sendo um dos pioneiros do comércio de Ribeirão Preto. Casou-se com Maria de Lourdes Fer-nandes Abduch e com ela teve sete filhos. Faleceu em Ribeirão Preto em 15/5/1969.

Willians Paula Ferreira; rua

Nasceu em Ipuã, SP, no dia 15/10/1948. Filho de Wilson Paula Ferreira e Maria Aparecida Rocha Ferreira, chegou a Ribeirão Preto com cinco anos de idade. Des-de cedo, mostrou vocação musical. Organizou e dirigiu o Conjunto Musical New Boys, que se apresentou em várias cidades e capitais. Cursou a Faculdade de Me-dicina de Ribeirão Preto e colaborou na Liga de Auxílio ao Paciente – LAP. Quando cursava o 3º ano da Faculdade, faleceu, vítima de um acidente, em janeiro de 1972.

Wilson José de Mello; rua

Nasceu em Ribeirão Preto, SP, em 11/11/1918. Era filho de José da Costa Mello e Laurentina Alves de Mello, que residiram por mais de 60 anos em Ribeirão Preto. Wilson ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo e concluiu o curso em 1943, regressando a Ribeirão Preto. Trabalhou em escritórios de advocacia em Ribeirão e mudou-se para São Paulo, para ser advogado da Companhia Sul América Seguros. Ingressou na magistratura, sendo juiz substituto em São José dos Campos, SP, Orlândia, SP, São Joaquim, SP, e Santa Adélia, SP. Foi nomeado juiz titular de Itaporanga, SP; em seguida Socorro, SP, e depois Mogi Mirim, SP. Voltou a Ribeirão Preto como juiz da 2ª Vara Civil. Foi também professor de história do Brasil por concurso. Faleceu em São Paulo, SP, no dia 21/5/1991.

Wilson Roberto de Jesus; rua

Nasceu no dia 22/10/1962 em Ribeirão Preto, SP, filho de José de Jesus e Nair Da-veira de Jesus. Cursava o 1º Grau quando foi assassinado no dia 2/4/1979, enquanto voltava da escola.

Wilson Tórtoro; rua

Foi presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto. Casou-se com Esmerce Soares Tórtoro, tendo com ela quatro filhos: Walber, Welce, Wilns e Willian. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 28/10/1993.

Winston Churchill; praça

Nasceu no Palácio de Blenheim, em Woodstock, no Oxfordshire, Inglaterra, no dia 30/11/1874. Era filho de Lord Randolph Churchill e Jennie Jerome. Foi o primeiro-ministro da Inglaterra no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), dirigindo toda a batalha da Inglaterra contra a Alemanha Nazista. Em 1953, recebeu o Nobel de Literatura por seu livro “The Second World War” (A Segunda Guerra Mundial). Faleceu, em 24/1/1965, aos 90 anos, na cidade de Londres, Inglaterra.

Wlamir de Lima Pupo, Doutor; rua

Nasceu em Pontal, SP, filho de José Leonel Pupo e Maria das Dores de Lima Pupo. Formou-se em direito pela Faculdade Laudo de Camargo em 1966. Logo depois, entrou para a polícia e atuou em várias cidades da região como delegado. Faleceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 9/5/1985.