Atualmente estamos vivenciando um novo tempo, “o tempo pós pandemia”, muitas foram as modificações que a população mundial passou, quando os profissionais autônomos, liberais, ou vinculados à empresas de pequeno porte tiveram que ficar reclusos em um espaço provisório dentro de suas residências.
O mercado de trabalho sofreu intensamente com essa alteração de espaço provisório sem tempo determinado para o retorno, porém uma minoria de profissionais autônomos se adaptaram bem, mas a grande maioria que trabalhavam em empresas tiveram perdas de rendimento profissional por não se adaptarem ao espaço que tinham em sua residência; pois determinados tipos de serviços desenvolvidos requer silêncio, organização do espaço e privacidade; além do desgaste emocional e do alto nível de estresse. Porém, o setor imobiliário colaborou e tem colaborado abrindo novas opções de espaços de trabalho para uma melhor adequação dos profissionais, que desejem ter um melhor rendimento em sua função.
Home-office foi uma das opções de espaço de trabalho durante a Pandemia. – Foto: Pexels
A tendência do trabalho home-office é uma opção de espaço de trabalho que trouxe para um determinado grupo de profissionais uma oportunidade de crescimento, liberdade pessoal e aconchego familiar que contribuiu para um melhor desempenho profissional e de melhor rendimento. Para àqueles profissionais que não se adaptaram o mercado imobiliário abriu novas opções de espaços para que os profissionais possam vir a optar para não terem que retornar ao modelo de espaço empresarial antigo.
O Co-working foi uma das opções oferecidas para o trabalho em grupo, antes e durante à Pandemia – Foto: Pexels
O mercado imobiliário criou o Co-working com salas privativas, uma opção que possibilita tanto ao profissional autônomo ou liberal que trabalhe individualmente ou profissional de empresa de pequeno porte que deseja manter reuniões de grupo presenciais, os espaços privativos possibilitam o recebimento de clientes, o trabalho com privacidade, e o espaço com a opção do trabalho em grupo, que para determinadas profissões é tão importante para o desenvolvimento de um trabalho à nível coletivo.
Um estudo realizado pela National Research Council apontou que o aprendizado do século 21, está relacionado à aplicar o que se sabe em situações novas. Esse estudo permite que os professores em ambiente escolar possam colaborar para o desenvolvimento de competências necessárias do novo milênio. Com a formação desses alunos, o mercado de trabalho será impulsionado para o trabalho em grupo em maior nas diferentes profissões que estão sendo criadas. Pois, as competências desenvolvidas no ambiente escolar foram, a saber: liderança, argumentação, capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, responsabilidade e iniciativa.
O trabalho desenvolvido por um profissional competente depende de sua formação escolar e pessoal enquanto profissional, de um espaço organizado do ambiente de trabalho para o seu bom rendimento, para que tenha equilíbrio e bem estar para o desempenho de sua função. As grandes empresas preocupadas com o retorno dos funcionários para o bom desempenho de suas funções estão propiciando práticas integrativas no ambiente de trabalho.
Referências bibliográficas